segunda-feira, 30 de maio de 2011

Slides sobre o corpo humano


A professora Cleusa utilizou slides no data show para iniciar com os alunos do 8º ano o assunto Corpo humano/ saúde e prevenção. A utilização de jogos abordando o tema também são bons exemplos de utilização dos recursos pedagógicos para aulas mais atrativas com melhores resultados junto aos alunos.

Alunos criam notícias



Alunos do Ensino Médio estiveram no Laboratório de Informática esta semana para pesquisar e criar suas próprias notícias. A proposta de trabalho partiu da professora Patrícia de Língua Portuguesa.

sábado, 28 de maio de 2011

Legitimidade do Projeto didático

Importante recurso para solução de diversos problemas enfrentados no cotidiano escolar como aspectos didáticos, problemas que atuam como um entrave ao bom desenvolvimento dos alunos ou solicitações da comunidade, podem se resolvidos com o planejamento e implementação de um Projeto Didático.

Quando se cria e põe em prática um projeto dentro de uma unidade escolar, deve-se levar em conta que Projeto Didático implica em valorização do trabalho em grupo, da cooperação, solidariedade. Aproximar a escola da realidade do aluno e através da contextualização permitir que todos contribuam para a resolução de determinado problema incentivando a pesquisa, investigação, transformação.

Devemos também ressaltar a importância da organização e gerenciamento de todo o desenvolvimento do projeto em questão.

Quando se têm claras as definições do problema, metas, ações individuais e coletivas, reavaliação das ações desenvolvidas.

Os projetos podem se aplicados em qualquer nível de escolaridade, desde que se tenha claro o cuidado na dosagem das ações e o tempo de execução de acordo com o interesse de cada nível.

Projeto didático e o uso de Mídias


Introdução:

A escola tem por objetivo a formação integral do educando e deve procurar desenvolver todas as capacidades dos mesmos.

Dar acesso ao conhecimento para todos, de uma forma mais abrangente e global, possibilita aos indivíduos se sentirem parte integrante de um meio que avança para além do espaço comunitário onde vivem e onde podem participar de forma ativa e criativa como cidadãos.

Negar a evidência dessa nova educação seria fechar os olhos para a Internet, seria esquecer que o novo professor precisa antes transformar a informação que ministra-la, seria fazer de conta que a presença do computador na sala de aula representa apenas um acréscimo de recurso, mais ou menos a mesma coisa que as salas de aula de antigamente, com ou sem o uso do mimeógrafo tradicional.

Segundo Celso Antunes, o ser humano tem disponibilidade para ser “competente”, mas é essencial a intervenção do educador para torná-lo proprietário de uma leitura compreensiva e do domínio sobre os signos numéricos, para a compreensão das artimanhas e falácias da linguagem e de seu meio social e para a mobilização de toda a informação disponível, inclusive a digital, para sua transformação. Desenvolver competências significa fazer dos saberes escolar uma melhor maneira de viver e de se relacionar.

Objetivos: Sensibilizar alunos e responsáveis sobre a importância do conhecimento como fator de integração humana e promoção da cidadania; Orientar os alunos sobre direitos e deveres na escola e na vida; Incentivar a valorização dos profissionais que atuam dentro e fora da escola; Buscar parcerias para orientar alunos (Ensino Médio) em relação ao mercado de trabalho; Proporcionar um ambiente agradável de respeito e cooperação dentro do ambiente escolar. Público-alvo: Todos os alunos do Ensino Fundamental e Médio

Ações a serem desenvolvidas 3º ao 5º anos do E.F.

Elaboração das regras de convivência da turma a ser fixado em sala de aula; Leitura das regras do Colégio, como o uso de uniforme, horários de entrada e saída, etc.; Pesquisas à Internet sobre a Declaração dos Direitos da Criança; Elaboração de cartazes com figuras ilustrativas para ficarem afixados em painel; Listar as profissões mais desejadas e aquelas menos valorizadas; Realizar uma enquete junto aos profissionais do Colégio; Discutir sobre o trabalho infantil; Pesquisar nos livros didáticos sobre o trabalho na época da escravidão; Pesquisa a jornais e revistas sobre o trabalho infantil no Brasil; Entrevista a familiares sobre o seu trabalho e perspectivas; Elaborar uma tabela com o resultado da entrevista realizada junto a pais e familiares; Trazer um responsável para responder as perguntas elaboradas pelos alunos sobre sua profissão; Participar do Projeto Escola Limpa.

Ações a serem desenvolvidas do 6º ao 9º ano do E.F. e Ensino Médio

Língua Portuguesa: Elaboração das Regras de Convivência da turma; Textos informativos sobre Direitos e Deveres na escola e na vida; Explorar a leitura de textos sobre o trabalho em nossa região (questões salariais, desemprego). Pesquisa a jornais e à Internet reportagens sobre trabalho escravo no Brasil e no mundo; Elaborar cartazes sobre o Projeto Escola Limpa Criação de blog ( Ensino Médio)

Matemática:
Pesquisa à Internet sobre as profissões em alta no mercado e as profissões do futuro; Interpretação de gráficos e tabelas ligados à economia; Elaborar tabelas e gráficos com base em informações contidas em textos jornalísticos, científicos e outros. Participação na Olimpíada de Matemática-2011

Inglês: Produzir um vídeo-clipe Participação no Projeto Luz, Câmera, Educação. Relacionar produtos importados americanos e suas consequências no mercado brasileiro.

Sociologia: Elaborar uma enquete junto aos alunos sobre o Bullyng; Exibir vídeos com depoimentos sobre o Bullyng Apresentar um teatro sobre o tema.

Ciências: Exibir vídeos para abordar o tema Prevenção e Saúde; Utilizar slides explicativos sobre o Corpo Humano; Agendar palestra com profissionais da área de saúde para abordar os temas Namoro e Gravidez na Adolescência; Organizar uma Feira de Conhecimentos.

História: A escola ontem e hoje; Pesquisa a jornais e à Internet sobre trabalho escravo no Brasil e no mundo; Relações de trabalho no Brasil. Agendamento no Cinema Para Todos(ver temática dos filmes)

Educação Física: Orientações sobre a prevenção de doenças causadas pelo sedentarismo (através de pesquisas à Internet, trabalho em grupo para discussão e confecção de cartazes).

Geografia: Trazer um ex-aluno para falar sobre suas experiências no Mercado de Trabalho (dificuldades, formação, etc.). Projeto Escola Limpa Localizar em mapas: comunidades quilombolas e indígenas no Brasil.

Artes: Trabalhar aspectos da cultura afro-brasileira e indígena (Leis 10.639/03 e 11.645/08) Releitura da arte indígena e africana

Metodologia: Através de leitura e discussão de diferentes gêneros textuais; pesquisa a jornais, revistas e Internet; trabalho em grupo, confecção de cartazes; exibição de filmes e vídeos informativos, releitura de imagens, produção textual, teatro, exposição de trabalhos.

Recursos utilizados: tv, dvd,computador, livros didáticos e paradidáticos, jornal,revista, jogos, data show.


Duração do Projeto: abril a novembro de 2011


Avaliação: Acontecerá durante o desenvolvimento do projeto através de Trabalhos escritos; Participação oral; Participação nos trabalhos em grupo; Releitura de imagens; Exposição dos trabalhos na escola e na Feira de Conhecimentos.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Professores participam de Oficina sobre Webquest



No dia 24/05 profesores do Ensino Fundamental e Médio participaram de uma Oficina promovida pelo NTE/ Volta Redonda sobre a criação de Webquest. As dinamizadoras Vera e Fabiana deram boas orientações aos professores de como utilizar mais esta ferramenta pedagógica em suas aulas.