Introdução:
A escola tem por objetivo a formação integral do educando e deve procurar desenvolver todas as capacidades dos mesmos.
Dar acesso ao conhecimento para todos, de uma forma mais abrangente e global, possibilita aos indivíduos se sentirem parte integrante de um meio que avança para além do espaço comunitário onde vivem e onde podem participar de forma ativa e criativa como cidadãos.
Negar a evidência dessa nova educação seria fechar os olhos para a Internet, seria esquecer que o novo professor precisa antes transformar a informação que ministra-la, seria fazer de conta que a presença do computador na sala de aula representa apenas um acréscimo de recurso, mais ou menos a mesma coisa que as salas de aula de antigamente, com ou sem o uso do mimeógrafo tradicional.
Segundo Celso Antunes, o ser humano tem disponibilidade para ser “competente”, mas é essencial a intervenção do educador para torná-lo proprietário de uma leitura compreensiva e do domínio sobre os signos numéricos, para a compreensão das artimanhas e falácias da linguagem e de seu meio social e para a mobilização de toda a informação disponível, inclusive a digital, para sua transformação. Desenvolver competências significa fazer dos saberes escolar uma melhor maneira de viver e de se relacionar.
Elaboração das regras de convivência da turma a ser fixado em sala de aula; Leitura das regras do Colégio, como o uso de uniforme, horários de entrada e saída, etc.; Pesquisas à Internet sobre a Declaração dos Direitos da Criança; Elaboração de cartazes com figuras ilustrativas para ficarem afixados em painel; Listar as profissões mais desejadas e aquelas menos valorizadas; Realizar uma enquete junto aos profissionais do Colégio; Discutir sobre o trabalho infantil; Pesquisar nos livros didáticos sobre o trabalho na época da escravidão; Pesquisa a jornais e revistas sobre o trabalho infantil no Brasil; Entrevista a familiares sobre o seu trabalho e perspectivas; Elaborar uma tabela com o resultado da entrevista realizada junto a pais e familiares; Trazer um responsável para responder as perguntas elaboradas pelos alunos sobre sua profissão; Participar do Projeto Escola Limpa.
Língua Portuguesa: Elaboração das Regras de Convivência da turma; Textos informativos sobre Direitos e Deveres na escola e na vida; Explorar a leitura de textos sobre o trabalho em nossa região (questões salariais, desemprego). Pesquisa a jornais e à Internet reportagens sobre trabalho escravo no Brasil e no mundo; Elaborar cartazes sobre o Projeto Escola Limpa Criação de blog ( Ensino Médio)
Matemática: Pesquisa à Internet sobre as profissões em alta no mercado e as profissões do futuro; Interpretação de gráficos e tabelas ligados à economia; Elaborar tabelas e gráficos com base em informações contidas em textos jornalísticos, científicos e outros. Participação na Olimpíada de Matemática-2011
Inglês: Produzir um vídeo-clipe Participação no Projeto Luz, Câmera, Educação. Relacionar produtos importados americanos e suas consequências no mercado brasileiro.
Sociologia: Elaborar uma enquete junto aos alunos sobre o Bullyng; Exibir vídeos com depoimentos sobre o Bullyng Apresentar um teatro sobre o tema.
Ciências: Exibir vídeos para abordar o tema Prevenção e Saúde; Utilizar slides explicativos sobre o Corpo Humano; Agendar palestra com profissionais da área de saúde para abordar os temas Namoro e Gravidez na Adolescência; Organizar uma Feira de Conhecimentos.
História: A escola ontem e hoje; Pesquisa a jornais e à Internet sobre trabalho escravo no Brasil e no mundo; Relações de trabalho no Brasil. Agendamento no Cinema Para Todos(ver temática dos filmes)
Educação Física: Orientações sobre a prevenção de doenças causadas pelo sedentarismo (através de pesquisas à Internet, trabalho em grupo para discussão e confecção de cartazes).
Geografia: Trazer um ex-aluno para falar sobre suas experiências no Mercado de Trabalho (dificuldades, formação, etc.). Projeto Escola Limpa Localizar em mapas: comunidades quilombolas e indígenas no Brasil.
Artes: Trabalhar aspectos da cultura afro-brasileira e indígena (Leis 10.639/03 e 11.645/08) Releitura da arte indígena e africana
Metodologia: Através de leitura e discussão de diferentes gêneros textuais; pesquisa a jornais, revistas e Internet; trabalho em grupo, confecção de cartazes; exibição de filmes e vídeos informativos, releitura de imagens, produção textual, teatro, exposição de trabalhos.
Recursos utilizados: tv, dvd,computador, livros didáticos e paradidáticos, jornal,revista, jogos, data show.
Duração do Projeto: abril a novembro de 2011
Avaliação: Acontecerá durante o desenvolvimento do projeto através de Trabalhos escritos; Participação oral; Participação nos trabalhos em grupo; Releitura de imagens; Exposição dos trabalhos na escola e na Feira de Conhecimentos.