Concepções de aprendizagem
A partir das pesquisas e concepções de grandes pensadores como Jean Piaget, Lev Vygotsky, Emília Ferreiro e Henri Wallon eclodiu o interesse de estudos sobre o processo de inteligência e aquisição do conhecimento.
Apesar de Piaget e Vygotsky terem visões distintas, ambos partem do mesmo princípio: o desenvolvimento humano é desencadeado mediante relações recíprocas e contínuas entre sujeito e objeto, meio físico e social.
Segundo Emília Ferreiro, o processo inicial da aprendizagem é explicitado também por variáveis sociais, culturais, políticas e psicolingüísticas.
No conceito de Piaget, a criança é fundamentalmente ativa; na percepção Vygotskiana, a criança além de ativa é sobretudo interativa.
Wallon, por sua vez adverte que o desenvolvimento humano se estabelece sob o foco do potencial genético combinado com fatores ambientais. Segundo ele, a emoção, forma concreta de participação mútua, é instrumento de socialização.
A partir das concepções destes autores, vemos que o processo de ensino-aprendizagem é bastante complexo. Elas iluminam diferentes aspectos do cotidiano escolar, auxiliando professores a refletir sobre suas práticas pedagógicas e metodologias, bem como formas de avaliação.
Em minha opinião, o comprometimento do professor e um olhar diferente para o seu aluno já possibilita permitir que ele possa construir uma imagem positiva de si mesmo, traduzido em sua capacidade de vivenciar, experimentar, processar informações, enfim , interagir com outros sujeitos e com o mundo que o rodeia.Desta forma podemos dizer que aprender significa realmente construir seu próprio conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário